O rodeio e seus eternos 8 segundos

O rodeio e seus eternos 8 segundos

Foto: PBR

No universo sertanejo, muitas são as tradições que definem o estilo, os fãs seguem com lealdade e favorecimento as marcas famosas que patrocinam grandes rodeios ou estilos de moda country.

O rodeio é uma prática competitiva que tem como objetivo permanecer 8 segundos sobre um animal, geralmente bois ou cavalos. No brasil e nos estados unidos é muito comum, uma cultura já muito bem enraizada.

Originalmente essa tradição veio do México, onde foram trazidos certos costumes e tradições espanholas que eram praticados pelos mexicanos, como as festas e domas de animais, ao final do século passado foi que realizavam apostas e mostravam seu talento domando os gados. A primeira prova de montaria aconteceu em colorado no México em 1869 e, após uma década o rodeio surgiu como entretenimento da população. Dentro da cultura e tradição do rodeio o animal possui certas liberdades para que auxilie no processo de força e temperamento.

O animal precisa ser livre de medo, estresse, fome, sede, ter espaço e água a hora que precisar, competir doente também não é uma opção, se caso o animal estiver apresentando algum sintoma diferente do que o normal, o veterinário deve analisar seu quadro.

Cerca de trinta milhões de pessoas seguem e se consideram fãs de rodeios. O maior evento de rodeio do brasil, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, reuni por ano em torno de 300 mil pessoas e movimenta milhões de reais em diversos setores, vários artistas patrocinam e se apresentam todos os anos não apenas em Barretos, mas também em outras festas nos inúmeros lugares do país.

O rodeio de Barretos se tornou referência no mundo revelando os maiores talentos do brasil, se tornando sede de um mundial que representam os estados como, Brasil, estados unidos, Canadá e México. Acontece anualmente, entre o mês de agosto. Neste ano de 2018, acontecerá nos dias 16 a 26 de agosto.

Vale lembrar que as músicas raízes, sertanejas e country faz parte indispensável do evento, logo após as competições é oferecido um show a todos agregando um evento social.

Embora existam críticas sobre a pratica do rodeio e as formas como o animal é tratado, a tradição, o zelo pela cultura não muda. Permanece os mesmos, que vá além de uma competição, é algo social, uma conjunção de costumes e gostos que envolvem gerações.

Os eternos 8 segundos no coração das pessoas que sempre mantém vivo o espírito do rodeio!!!

 

Na sumetal

Na sumetal você encontra a linha de fivelas UFB, desenvolvida especialmente para os amantes do Rodeio.

Se preferir destacar sua comitiva nos rodeios, crie sua fivela personalizada – faça uma consulta sem compromissos, acesse esse LINK  para saber mais.

 

Fonte: rodeioetradicaoecultura.blogspot.com.br