Coleção de Fivelas: entenda a paixão por trás do entretenimento

É natural de qualquer ser humano procurar um passatempo, algo que se possa fazer genuinamente por prazer em meio a vida agitada que todos nós levamos hoje em dia. Algumas pessoas leem, outras escrevem, tem quem goste de video games e existem os colecionadores.

Não existem regras nessa prática, por isso a sua coleção pode ser de qualquer objeto que passe pela sua cabeça. Qualquer um mesmo. Existem coleções de livros, de pedras preciosas, de jóias, e claro, de fivelas. Por não conhecer o significado que essas peças carregam, algumas pessoas podem não entender a motivação, mas a gente explica.

Assim como qualquer outro objeto, para muitas pessoas as fivelas têm forte ligação sentimental e no mundo dos rodeios são alvos de admiração, já que este prêmio máximo da competição. Além disso, algumas pessoas podem apenas gostar sem que exista nenhum  grande motivo por trás disso, apenas a beleza das peças. Para entender melhor, entrevistamos alguns colecionadores.

Guedes

Guedes, que mora em Redenção do Pará, conta que começou a colecionar há três anos e que nesse tempo o total de itens em sua coleção pessoal é de 40 fivelas. Quando perguntado sobre a motivação por trás do hobby, o ex-peão de rodeio explicou que essa já é uma paixão antiga, nascida nos tempos em que ele ainda participava das provas.

Segundo ele, a admiração sempre existiu e desde muito cedo as fivelas de campeão eram as que mais chamavam sua atenção. Hoje em dia encontra em sua coleção um lugar de felicidade, que aumenta a cada peça conquistada. Sua preferida atualmente é a da Sonho Azul.

Feitoza 

Feitoza é considerado um dos maiores colecionadores de fivelas do Brasil, chegando a ser premiado quatro vezes pelo feito nas revistas 8 Segundos e Conexão nos anos de 2018 e 2019. Atualmente ele conta com o total de 607 peças em sua coleção iniciada lá em meados de  2012.

No entanto, a vontade de se tornar de fato um colecionador começou apenas em 2016 quando ele contava com 50 peças para uso pessoal e diário. Segundo ele, o ato de colecionar fivelas não era muito recorrente até então, salvo os competidores que conquistaram as suas próprias nos rodeios.

Orgulhoso, Feitoza explica que as fivelas que ostenta são frutos de doações de amigos, compras usuais e peças arrematadas de leilões. Entre as centenas, todas tem o seu lugar de destaque, mas a sua preferida é a que ganhou como maior colecionador de fivelas do Brasil em 2018

Em sua exposição, ele conta com algumas peças únicas e históricas como as fivelas de campeões renomados de rodeio como  Aquiles David, Luís Américo, Alan de Souza, Alisson de Souza, Fabrício Alvez, André Forzan, Júnior Patrick e Palhaço Chulé. Seu próximo passo, segundo ele mesmo, é a inscrição para o Guinness Book em 2022.

Tipos de Fivelas

As fivelas surgiram no mundo country graças aos rodeios. As peças se tornaram o grande troféu da competição após substituírem as placas que os competidores levavam para casa. A partir daí, os admiradores do esporte começaram a utilizá-las como acessórios em seu vestuário no intuito de se aproximar, de certa forma, do visual dos campeões.

Conforme a tendência aumentava, crescia também a variedade das peças. Hoje em dia existem diferentes tamanhos, modelos e estilos de fivela. Para um colecionador, essa é a definição do paraíso, já que quanto mais diversos forem os ítens disponíveis, mais completa será a sua coleção.

Existem fivelas grandes, pequenas, chamativas, discretas, ornamentadas ou minimalistas, e tão diversas quanto elas, são as temáticas abordadas. As mais comuns são temas religiosos, provas de rodeio, cursos universitários, estilo de vida sertanejo e animais como cavalos e gado. As fivelas raras e antigas são bem requisitadas entre colecionadores também.

E se depois deste post, você está pensando em começar a sua própria coleção, a Sumetal pode te ajudar com isso. Aqui, além de todas essas opções citadas, existem as nossas linhas de produções exclusivas como: PRB, UFB, ABQM, Star´s Buckles, Almir Cambra e o saudoso Tião Carreiro.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e nos siga nas redes sociais.

3 Comentários
  1. GILBERTO ALVES DE OLIVEIRA Diz

    BOA NOITE. FAVOR ENVIAR PREÇOS DE FIVELAS E CINTOS..

    1. Sumetal Diz

      Olá, entre em contato com a nossa equipe de vendas através do Whatsapp 18 981790633. Eles irão tirar todas as suas dúvidas e ótimos orçamentos!!! Aproveite!!!

  2. Andre bomilcar Diz

    Quero comprar e gostaria q fosse esmaltada vc tem? Tenho preferência por tamanho vc tem catálogo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.